Sociedade Auxiliadora Feminina - SAF

Sociedade Auxiliadora Feminina - SAF

MOTO

"Sejamos verdadeiras auxiliadoras, Irrepreensíveis na conduta, Incansáveis na luta, Firmes na fé, Vitoriosas por Cristo Jesus." - extraído do final da tese "A Mulher Presbiteriana como Embaixatriz do Reino de Deus", apresentada por D. Maria Pereira Alves, em 1949, no Congresso da Confederação Sinodal Central (com a modificação de "embaixatrizes" para "auxiliadoras").

Lema da SAF

"Sê tu uma bênção" (Gn 12.2)

Hino Oficial

"Aspiração Feminina" - Nº 325 do Hinário Novo Cântico

Histórico

A 1ª SAF - A primeira Sociedade Feminina da qual se tem notícia e documentos comprobatórios é a do Recife, PE, criada em 11 de novembro de 1884, com o nome de "Associação Evangélica de Senhoras", e tendo por finalidade realizar estudos bíblicos e arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e a Igreja. Sua primeira Presidente foi a Sra Carolina Smith.

A 2ª SAF, surgiu logo a seguir, em Rio Claro, SP, no dia 08 de janeiro de 1885. Sua 1ª Presidente foi Eulália da Gama.

Após estas, muitas outras foram sendo organizadas e, hoje, temos as SAFs em todos os rincões de nosso imenso Brasil.

Primeiros passos para a expansão a nível nacional

1926 - Neste ano, uma comissão de 100 mulheres compareceu à Assembléia Geral (como era chamado, na época, o Supremo Concílio) reunida em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, para pedir a criação de Federações em todos os Presbitérios. Isto somente vai acontecer de fato em 1928, ocasião em que D. Amélia Kerr Nogueira pronunciou convincente discurso perante a Assembléia, então reunida em Campinas, SP. Nesta mesma reunião, o Rev Jorge Goulart foi nomeado 1º Secretário Geral.

Dia Nacional da SAF

Na última reunião do Supremo Concílio, realizada de 14 a 21/ julho/ 2002, na cidade do Rio de Janeiro, ficou determinado como Dia Nacional da SAF o dia 11 de novembro, por ser a data da criação da 1ª SAF, em 1884, na cidade de Recife.

SAF Hoje

O trabalho em SAFs abrange, hoje, todo o nosso país, realizando o sonho tão bem expresso no hino "Do vasto Mato Grosso, até o Ceará, por vilas e cidades do Sul ao Grão Pará, ... do Sul ao Amazonas, do Oeste até ao mar". Damos graças a Deus pelo abençoado crescimento e fortalecimento do Trabalho Feminino, unindo as mulheres presbiterianas de norte a sul, de leste a oeste, no grandioso ideal de servir e auxiliar toda a Igreja, que é o Corpo de Cristo.

O que dizer do futuro? Podemos aproveitar as palavras do apóstolo Paulo: "Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Fp 1.6). A Ele seja toda a Glória, agora e por todo o sempre!

SAF da Igreja Presbiteriana na cidade de São Pedro

A SAF da Igreja Presbiteriana na cidade de São Pedro foi organizada em 14/06/1970, com 10 sócias. A primeira reunião plenária foi presidida pela Srª Adayl Leonardo, presidente da sinodal, nesta reunião foi feita a 1ª eleição, ficando assim constituída a diretoria: Salete Fernandes (Presidente), Adélia Soares (Vice-Presidente), Diva Gomes (1ª Secretária), Diva Soares (2ª Secretária) e Silvia Soares (Tesoureira).

HOJE somos um total de 31 sócias e contamos também algumas irmãs colaboradoras. Nossos principais trabalhos são as homenagens nas datas comemorativas; "Campanha de Higiene" (arrecadação de material de higiene que são enviados aos seminários, asilos, IBEL, etc.); "Desperta Débora" (uma vez por semana) onde oramos por nossos filhos, netos e famílias da Igreja; "Reuniões Departamentais", Departamento Rute e Clara (duas por mês); "visitação" e "auxílio" a toda a igreja. A diretoria eleita para o ano de 2010 é a seguinte: Presidente (Eliana Rigo Praxedes), Vice-Presidente (Catarina Pinto Carminholi), Secretária (Malu) e Tesoureira (Michela de Cássia Baltieri), tendo como Conselheiro Presbítero Vagner. Essas irmãs, juntamente com as demais sócias e colaboradoras têm realizado excelentes programações tanto para comunhão dos irmãos quanto para edificação espiritual.

Clique nas imagens para ampliar.